quarta-feira, 16 de março de 2016

O Quarto Mandamento




"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá." 

                                       Êxodo 20, 12








                    Trago hoje para vocês uma breve explicação do quarto mandamento - Honrar pai e mãe.
            Um filho honra ao seu pai e sua mãe, a partir do momento que expressa amor e gratidão para com eles. Mas, devemos ter em mente que, este mandamento não diz respeito somente à honra ao pai e a mãe biológicos, mas também refere-se às pessoas a quem devemos nossa vida, nossa prosperidade, nossa segurança e nossa fé.
            Além disso, os pais devem honrar os seus filhos. uma vez que estes, são dons de Deus em suas vidas. 
           

          “A família é um bem necessário para os povos, um fundamento indispensável para a sociedade e um grande tesouro dos esposos durante toda a sua vida. É um bem insubstituível para os filhos, que hão-de ser fruto do amor, da doação total e generosa dos pais” 
                                                                                                         Bento XVI




                  
                      De acordo com o YouCat, a família é a célula original da sociedade humana. Os valores e os princípios que são vividos no pequeno âmbito da família possibilitarão aos filhos uma vida social solidária, quando eles crescerem. - A família é insubstituível!
                    E, com isso é declarado que o Estado deve proteger as famílias. Uma vez que o crescimento de uma nação tem relação direta com esta célula original, que é a família. Sendo dever do Estado, ajudar a essas famílias, assegurando suas necessidades materiais. E, as famílias por sua vez devem seguir às ordens do Estado, a não ser que estas estejam contra as Leis de Deus.

  

                  Deus é mais importante que a família?
               
                      SIM! Uma vez que. os filhos não pertencem aos pais. Assim como, os pais não pertencem aos filhos. Porém o ser humano não vive sem relações, e a relação mais importante que o homem tem é com Deus.




     O conceito de família para a Igreja Católica é muito especial. O Papa João Paulo II, em sua "Carta às Famílias" (escrita em 1994) refere-se a instuição como o “Santuário da Vida”. E não é de hoje que a família pode e deve ser considerada o nosso santuário, nosso porto seguro, nosso bem maior. É nela que devemos encontrar alento quando precisamos, alegria de viver e principalmente amor e devoção. Se todos os membros de uma mesma família não estão de comum acordo e sintonia, dificilmente teremos harmonia e um ambiente saudável. (Texto retirado de www.nossasagradafamília.com.br)


                   Seguir o  Quarto mandamento nos faz alcançar junto com os frutos espirituais, frutos temporais de paz e prosperidade. Ao contrário, não segui-lo traz grandes danos às comunidades e às pessoas individualmente. 
        
       Se você gostou, continue acompanhando todas as quartas feiras um novo mandamento!
Deixe seu comentário sua opinião é muito importante! 
Qualquer dúvida envie um email para contatoigrejajovem@gmail.com

Tenha um bom dia!






2 comentários:

  1. Um filho deve sempre honrar aos seus pais! Mas, infelizmente não é isso que vem acontecendo atualmente, na minha época havia mais repeito. Bom texto, ótimo para refletir!

    ResponderExcluir