segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A Oração na Vida Cristã



       E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós.Nós vimos a Sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigênito, cheio de graça e de verdade.
                                                                                  Jo 1,14





          Orar significa voltar o nosso coração à Deus, e manter uma relação viva com Ele.
                        Orar é entregar-se à Deus, é o dever diário de qualquer cristão. Sendo de nossa responsabilidade se esforçar para fazer com que nossas orações se tornem um ritual diário. Orar não é algo que aprendemos do mesmo jeito que aprendemos a ler e a escrever. Orar é um dom que se obtém através da oração.
                      Assim, concluímos que tirar um momento do nosso dia para dirigir nosso coração à Deus é de suma importância.
                     Através do nosso momento de oração é que pensamos em Jesus com amor. Quanto mais uma pessoa ama Jesus mais ela ora. - Como registrou o Beato Charles Foucauld.
                   É pela oração que Deus nos doa a Sua presença. Dessa forma, oramos porque temos a necessidade de ficarmos perto Dele. 



          Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim sucederá.
                                                                                                       Mc 11, 24 




            Como melhorar suas orações?

        A oração é a via de comunicação mais perfeita que poderia existir. E, é bom saber que uma pessoa reconhece sua importância, e busca melhorar a sua intimidade com Deus. A oração é a porta para a fé. E, diversas vezes deixamos de abrir esta porta, porque temos coisa que erroneamente julgamos mais importante para fazer. Então, meu conselho é basicamente abrir esta porta diariamnete e de forma espontânea. ( Como já disse aqui a oração é um dever diário para qualquer cristão)
         
      Qual a diferença entre orar e rezar?

                   De acordo com o dicionário, essas palavras são consideradas sinônimos. E, nós católicos temos o hábito de utilizar o verbo "rezar" com um sentido mais geral, com fórmulas prontas ( Pai Nosso, Ave Maria, Credo, Glória). Enquanto, reservamos o verbo "orar" para momentos de conversa com Deus. Porém, na teologia, não existe diferenças entre rezar e orar.


                      Posições para rezar:


       Para orações individuais é mais comum rezar de joelhos. Porém, vamos tentar entender o significado de cada posição.
                Sentado: Uma posição cômoda, boa para ouvir leituras, Homilias ou meditar. 
                De pé: Posição que exprime atenção e respeito. Indica prontidão e vontade de obedecer. Nos primórdios da Igreja era a posição 'orante".
                De joelhos: Ajoelhar-se perante à um soberano era sinônimo de homenagem. Nos tempos de hoje retrata adoração à Deus. É uma posição comum diante do Santíssimo Sacramento, em meio a consagração do Pão e do Vinho. 
               Prostrando-se: representa adoração à Deus.
               Unindo as mãos: Pode exprimir concentração e/ou súplica.


             
               Por fim, vamos tratar das orações de Jesus. Onde sua vida era uma oração única. E, Sua oração era especialmente intensa.
              Com isso, devemos aprender à orar em Jesus. A fim de entrar em Sua confiança infinita. Sempre carregando conosco a certeza de que nossas orações estão sendo ouvidas por Deus.
              Devemos sempre pedir à Deus, pois por mais que Ele saiba do que precisamos, para manter a correta relação com Ele, Ele quer que peçamos. Querendo sempre nos ouvir.
                E, ainda devemos sempre agradecer à Deus, pois tudo que somos provém Dele.


               " Rezar por alguém significa enviar-lhe um anjo"
                                                                                       Martin Luther 


                               Então deixo com vocês minhas sinceras orações...

   Salmo de Davi 

                                            O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
                                              Sl 23 



                Se você se interessou por esse tema, fique atento(a)! Ele será abordado novamente por aqui com novidades !
               Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!
               Caso tenha alguma dúvida envie um email para contatoigrejajovem@gmail.com
  Tenha um bom dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário